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Postado em 14 de Julho de 2017 às 14h11

Raffinato parabeniza Beto Carrero World pelas premiações

O turismo no Brasil está em constante expansão, por isso a Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, realizou uma premiação aos melhores destinos turísticos nacionais. 

Santa Catarina é um dos estados que mais investe e acredita no potencial do turismo em todas as épocas do ano, por isso recebeu destaque na premiação "O Melhor de Viagem e Turismo", da Revista, conquistando 3 lugares de destaque:

- Prêmio para o Estado de SC, como o melhor destino para viajar.
- Prêmio para Florianópolis, como melhor destino de praia
- Prêmio para o Parque Beto Carrero World, como parque número 1 do Brasil

O reconhecimento do estado e do Parque Beto Carrero World - em que a Raffinato atua através de softwares de gestão interna - são motivos de orgulho e satisfação.
A Raffinato parabeniza toda a equipe do Parque Beto Carrero World pelo excelente trabalho!


Postado em 14 de Julho de 2017 às 09h03

Parte de lucro de hamburgueria de Florianópolis é destinada a causas sociais

Uma empresa de Florianópolis resolveu aplicar parte do lucro com as vendas de hambúrgueres gourmet em investimentos sociais, revertidos em ações que fazem diferença na vida de centenas de pessoas, animais e para o meio ambiente.

A proposta, que visa ir além de um marketing social e passa a ser um instrumento de transformação, integra a série de reportagens SC+, com o exemplo de uma Santa Catarina mais atuante.
“A nossa proposta é colocar um holofote na causa, é sensibilizar a tal ponto que a pessoa quando passar por um morador de rua, ela não vire a cara, para não acontecer o mesmo que ocorreu de um morador de rua pedir comida e ser baleado, isso é inadmissível [ao fazer referência ao caso que ocorreu em São Paulo, em que um morador de rua foi baleado por PM, depois de uma suposta discussão por pedir alimento em uma pizzaria]”, afirma Talissa Pires, de 25 anos, que é sócia da Usina do Hamburguer.

A hamburgueria, desde agosto de 2016 até julho, investiu R$ 41.607 em ações. Entre os projetos está uma campanha “Isso é um hambúrguer. Isso é um movimento”, que é destinada para iniciativas sociais na Grande Florianópolis.

“A Usina cresceu mais de 300% em um ano com essas ações. Não tem como fazer uma ligação direta, mas acredito que foi por conta do apoio social porque acabamos criando outro nicho de mercado”, afirma.

A sócia da Usina do Hamburguer declara que, apesar da nova geração estar mais disposta a investir em projetos e ideias sociais, são os consumidores que têm o verdadeiro poder de estimular a prática.
“Na medida em que o consumidor exigir que invistam em causas sociais por meio da sua cultura e hábito, mais as empresas vão colocar isso no escopo delas. Tenho um sonho que a cada dia aumente a parcela de investimentos direcionados a causas atreladas à venda de um benefício social”.

Hambúrguer do bem
A iniciativa aliada às causas surgiu durante um momento de superação financeira do próprio negócio. “Depois de passar por meses de dificuldade com as vendas, tínhamos que fazer algo solidário para agradecer por tudo. A Usina só deu certo porque deixamos de viver nosso individual para compartilhar com o coletivo”, disse.

Foi quando ela e os sócios, Elimar Oliveira e Marco Ramos, resolveram se engajar no Projeto Resgate, que trabalha com apoio aos moradores de rua, e na época reverteram para cada hambúrguer vendido, um doado.

“Vendíamos em torno de 40 a 60 hambúrgueres. No dia da iniciativa, tínhamos nos programado para vender uma média de 200. Só que vendemos 340 hambúrgueres em 40 minutos de loja aberta”, disse. Por conta disso, as doações iniciais foram feitas para 200 pessoas. “Era um dia frio e os moradores de rua, que geralmente recebem sopa, ficaram surpreendidos quando receberam o hambúrguer. Toda a ação movimentou voluntários, que também se sensibilizaram pela causa, ao notar que essas pessoas tinham uma própria lei de convívio, muitas delas tinham estudo e estavam desempregadas”.

Com os outros 140 lanches foi realizado um piquenique para as crianças da comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo. “Muitas crianças nem sabiam o que era um hambúrguer. Foi uma realidade muito complicada de ser encarada”, recorda.

Diante deste cenário, a empresária conta que chegou a ir atrás de outras empresas para que juntas elaborassem um projeto maior para o local. "Quando eu saí de lá com aquela sensação de vazio, pensei que a Usina poderia trazer a alegria por um dia, e os outros 29 dias do mês teriam outras empresas ajudando. Mas mesmo entrando em contato, ninguém se interessou em promover por apenas um dia a transformação na comunidade”, lamenta.

Mesmo assim, a empreendedora resolveu apostar em uma alternativa aliada aos consumidores. Inspirado em uma proposta americana, foi implantado na empresa a campanha em que cada hambúrguer vendido, R$ 1 seria doado para uma causa. “Hoje temos uma margem um pouco menor por causa disso, pois temos um preço de mercado que não tem para onde fugir. Não olhamos mais para fora, para ver como podemos ser melhor que nossos concorrentes. Olhamos para dentro para vermos como podemos ser melhores como empresa e pessoas”.

O potencial da escolha do cliente
Talissa fala sobre o complexo jogo em que empresas se associam a causas sociais ao mesmo tempo em que precisam ser lucrativas. Para ela, o marketing de causa está em evolução em âmbito local e nacional, mas ainda necessita crescer mais e os consumidores devem impulsionar a prática ao reconhecer e valorizar essas ações.

“O consumidor também precisa valorizar mais a causa e da importância que tem as próprias escolhas e hábitos. Quando ele escolhe comprar na Usina, ele está automaticamente ajudando alguém que precisa, ou seja, não é a Usina que doa, é sim o cliente, quando ele decide em comprar conosco”, explica.

Resultados do investimento social
Para a Associação de Amigos do Autista (AMA), o investimento social resultou na proposta para a construção de um espaço de musicoterapia. “Como estávamos no início chegamos a vender R$ 2,6 mil e o valor foi pouco para a doação. No entanto, um cliente ligou e doou mais equipamentos, depois conseguimos uma parceria com a Escola Superior de Administração e Gerência (Esag). Acabamos sendo realmente uma ponte entre pessoas que acabaram ajudando muito mais”, explica.

Talissa explica que cada um dos recursos passa por uma avaliação em conjunto na empresa antes do investimento final. “Nós identificamos alguma solução que pode impulsionar a instituição para gerar mais renda ou para melhorar quem está lá dentro. Fazemos o mapeamento, a instituição faz os orçamentos e a gente entrega essas coisas prontas, em nenhum momento entregamos dinheiro para a instituição”.

A empresa também criou o evento do Movimenta-se, que teve o objetivo de unir e aproximar projetos e empresas. Por meio dos recursos do investimento foi criado um espaço de valorização dos resíduos orgânicos no Jardim Botânico, oficinas e treinamento sobre compostagem, na construção da quadra poliesportiva na Casalar Emaús, na reforma interna da Kombi para adaptar como uma unidade móvel de cultura do projeto Cidades Invisíveis, e, na construção do espaço de serigrafia para os menores infratores no Centro de Atendimento Sócio Educativo (CASE).

Fonte: G1 Santa Catarina 


Postado em 12 de Junho de 2017 às 16h33

Bares e restaurantes: um setor em expansão

Notícias (29)

Alimentação fora de casa é um ramo que cresce a cada ano, mas requer planejamento adequado.

 

O setor

Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa – ou de bares e restaurantes, como é chamado pelos comerciantes do ramo – gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A maioria das vagas são para garçons – 250 mil novos empregos anuais.

O garçom é a principal demanda de profissional por parte dos proprietários de bares e restaurantes. É uma função que não exige experiência prévia, não restringe por idade e pode ser exercida por todas as classes sociais, sem qualquer tipo de diferenciação. Os pontos negativos são a falta de profissionais para as vagas oferecidas e a alta rotatividade, que impede a qualificação.

Trabalhar no ramo de alimentação fora de casa parece ser simples, mas, na prática, é complexo e exige uma busca constante pela qualidade dos serviços oferecidos e amplo conhecimento do setor. Além disso, é necessário um planejamento adequado, desde o investimento inicial até o cumprimento das regras estabelecidas por órgãos municipais e federais.

Essa complexidade acaba resultando em um índice de mortalidade elevado entre os empreendimentos: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel.

Plano de negócio

Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa menor é o risco. Para bares e restaurantes, a orientação não é diferente. O presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles, recomenda que todo empresário faça, antes de iniciar a montagem de seu estabelecimento, um plano de negócio. Nesse planejamento, é preciso que existam os seguintes elementos:

• Identificação da oportunidade de negócio.
• Quantificação da clientela.
• Estimativa de faturamento.
• Investimento necessário.
• Custo operacional.

A conta é simples. O empreendedor deve avaliar o potencial/rentabilidade do negócio versus o retorno de investimento. Além de colocar no papel o que é necessário para montar seu negócio, o empresário também precisa realizar pesquisa sobre o potencial do empreendimento, saber qual é a estrutura necessária e conhecer o potencial de vendas do seu produto/serviço.


Fonte: Sebrae


Postado em 05 de Junho de 2017 às 16h06

Workshop Beto Carrero World reuniu principais lojistas

A Raffinato – Sistemas para Gastronomia e Entretenimento - realizou o workshop “O segredo está na Gestão”, destinado a lojistas do Beto Carrero World. O evento realizou-se no Parque e foi ministrado pelos especialistas Gean Marcos Dombroski Correa e Rômulo Baldissera.

A pauta do workshop visou aprimorar conhecimentos sobre boas práticas de gestão, gestão tributária e recuperação de impostos. Os assuntos geraram diversos debates e esclarecimentos.

Conforme os desenvolvedores do evento, o workshop recebeu muitos elogios, tanto pelo conteúdo, quanto pela iniciativa de realização de eventos para qualificação da gestão de quem está à frente dos negócios.
 


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