Notícias

Postado em 06 de Outubro de 2016 às 17h33

Como está a relação com seus fornecedores?

Notícias (10)

Cliente chegando, cliente saindo, segunda a segunda, é muito comum a rotina de um empreendimento na área de alimentação ser algo complexo e extremamente intenso. Esta situação nos principais casos é um convite para o descuido dos detalhes que ao final de um mês geram um impacto negativo na conta do resultado. Sendo mais objetivo, vou listar algumas perguntas que todo empreendedor deve se fazer caso não esteja prestando a correta atenção:

1) Com quantos fornecedores você cota suas compras?
2) Você realiza a ordem de compras ao fechar o negócio? Se negativo, como confere o recebimento das mercadorias?
3) Ao receber suas mercadorias é feito a conferência de quantidade? Preço unitário? Preço total?
4) Ao dar entradas nas suas notas você simplesmente importa o XML e não confere nada?
5) O processo operacional lhe fornece a segurança de que seus colaboradores estão realizando a comanda ao cliente de forma correta?

Enfim, são várias situações que observo no dia-a-dia que geram gargalo, ou melhor, prejuízos aos empreendimentos, mas o principal ponto de partida é você repensar o processo como ele ocorre seguindo um fluxo do início ao fim, o olhar de fora ajuda na melhoria imediata impactando seus ganhos no curto prazo. Neste cenário vou dar uma dica importante: ter uma boa equipe de compras que realiza no mínimo 03 cotações e a centralização da liberação de mercadorias para as demais equipes é um bom aliado no controle de seus custos.

Rômulo Baldissera – Especialista em Gestão Empresarial-FGV

Raffinato Sistemas

Veja também

Restaurantes se automatizam pois geração atual não quer lidar com pessoas10/10/16 Quase um terço das pessoas entre 18 e 24 anos preferem pedir comida no drive-thru porque eles “não se sentem confortáveis em lidar com pessoas” – isso está trazendo a automação Os millennials não são muito chegados a interagirem com outras pessoas no dia-a-dia. Quase um terço das pessoas entre 18 e 24 anos preferem pedir comida no......
Bares e restaurantes: um setor em expansão12/06/17Alimentação fora de casa é um ramo que cresce a cada ano, mas requer planejamento adequado.   O setor Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa – ou de bares e restaurantes, como é chamado pelos comerciantes do ramo – gera cerca de 450 mil novas oportunidades de......

Voltar para Notícias