Notícias

Postado em 09 de Dezembro de 2020 às 17h36

Planejamento em meio a pandemia: uma visão de sucesso para combater a crise de mercado

Clientes (25)Notícias (29)
  • Raffinato Sistemas -

Quem atua hoje como empreendedor sabe que os recentes comunicados sobre novas possibilidades de lockdown têm assustado muitos donos de empreendimentos. Afinal, um novo fechamento seria fatal para muitos negócios e causaria danos irreparáveis à economia. Então quais soluções buscar nesse momento delicado? A Amanda Pereira, gestora da Minnemann Surf, localizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, optou por investir em planejamento e sistemas de gestão para driblar as dificuldades. Conheça hoje a história de mais um dos nossos clientes que são exemplos de bons negócios.

A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma grande oportunidade para que pudéssemos mudar nossa forma de pensar e principalmente os nossos comportamentos. E no mundo dos negócios não é diferente. Empreendimentos têm surgido a partir de demandas que antes não existiam. Além disso, atuais negócios precisaram se reinventar para poder permanecer no mercado – foi uma espécie de peneira dos negócios.

Amanda conta que a Minnemann Surf começou com a fabricação de pranchas de surf. Em 2013, abriram uma escola de surf e, por fim, em dezembro de 2019, adicionaram ao seu “cardápio” o food service, atuando com a culinária e com bebidas temáticas.

Durante o período de pandemia, em que o estabelecimento ficou fechado, a proprietária conta que foi o momento de avaliar muita coisa referente a tudo que estava acontecendo. Percebemos que a gente está no caminho. Agora a nossa responsabilidade de compartilhar com as pessoas o que a gente acredita é maior. Responsabilidade de transmitir sobre respeito, do cuidado, da consciência socioambiental. Tudo isso reforçou ainda mais quem a gente é”, explica.

Planejamento é a base de tudo

Na visão de Amanda Pereira, todos os passos que um empreendimento precisa dar devem ser feitos com profissionalismo, partindo sempre de um bom planejamento. Ela conta que ao agregar o food service ao Minnemann Surf, perceberam que era o momento de dar um passo muito consistente, e que havia a necessidade de se calcular todos os pontos.

E para que tudo isso tivesse sucesso, era preciso planejar, enxergar o futuro. “Tudo deve partir do profissionalismo. Além do planejamento, é preciso colocar tudo no papel. Além disso, planejar não significa ter que trabalhar engessado, pois quando você planeja, você enxerga o cenário, e isso deixa você muito mais preparado para fazer as adaptações necessárias”, enfatiza.

Dentre as dicas repassadas pela gestora da Minnemann Surf, planejar engloba conhecer e entender o próprio público, além também de entender a própria marca e o objetivo quanto empresa dentro do mercado de atuação. “Planejar é entender. Quem você é? Aonde você quer chegar? Quem você vai atender nesse processo? Planejar é colocar as ideias no papel, ninguém planeja só com ideias na cabeça”, complementa.

Estar atento ao cotidiano do mercado é uma boa forma de se aproximar das ações rumo ao sucesso. Amanda explica que nesse momento de pandemia, é necessário um controle muito maior de tudo o que acontece dentro e fora do seu estabelecimento. “Posso dizer que estamos tendo um controle muito preciso sobre as compras, por exemplo. Não estou tendo tanto estoque quanto tinha antes. Mesmo que isso me tire o poder de barganha, eu evito possíveis grandes perdas caso haja um novo fechamento por conta da pandemia. Dia a dia tomamos as nossas decisões conforme surgem as oportunidades”, declara.

Investir x Economizar

Em momentos de crise, muitos empreendimentos optam por cortar gastos. Mas as vezes, a atitude de economizar impossibilita novas visões e atuações de mercado. Diminuir orçamentos limitam certas buscas por inovações que poderiam colocar o seu negócio no rumo certo ao que a nova demanda (em meio a pandemia) determina. Novamente: é preciso planejar para saber no que investir.

No caso da Minnemann, um dos exemplos foi a contratação de um sistema integrado e mais completo, que como explica Amanda, foi um aumento nos investimentos que proporcionou melhores resultados, proporcionando a sua equipe melhores condições de trabalho e muito mais agilidade nos atendimentos. “Muitos sistemas me ofereceram o cardápio digital, inclusive de graça. Porém eram cardápios digitais sem a possibilidade de executar o pedido. Com a Raffinato eu tive a opção de ter um cardápio digital com a opção de pedido e também pagamento, o que resolveu a minha necessidade”, conta.

E é assim que a Minnemann Surf encara o momento: a pandemia veio para mostrar que não temos total controle sobre as coisas. E é por isso que devemos nos preparar com estratégias, no plural, pensando em vários possíveis cenários para que possamos estar preparados para lidar com as situações conforme elas vão acontecendo. Seja na pandemia, seja com a concorrência, em momentos de crises, seja em qualquer momento, afinal, empreender é topar com desafios todos os dias, e o mais importante deles é encontrar a solução.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Raffinato e suas soluções em gastronomia? Acesse aqui o formulário, preencha seus dados e nós iremos entrar em contato com você.

Veja também

Celebrando 17 anos de transformação e inovação com a Raffinato26/10/23 À medida que a Raffinato atinge o marco de 17 anos de história no mercado gastronômico, um novo e emocionante capítulo se desenha diante dela. A chave para seu contínuo sucesso reside na capacidade de evoluir e se destacar em um cenário em constante mudança. 17 anos de história, evolução e sucesso! Da evolução interna......
Conheça a história de sucesso da Tuti's Pão13/09/22 Hoje contamos mais uma história de sucesso. Conheça a Tuti’s Pão, uma das mais tradicionais padarias de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Uma história que começa a ser contada no ano de 1972,......

Voltar para Notícias

Fale conosco! | (49) 9 9936-0094