Notícias

Postado em 06 de Outubro de 2017 às 17h15

Lei prevê que restaurantes e similares informem a quantidade de calorias em cada prato

Raffinato Sistemas A proposta já foi aprovada pelo Senado e CDC Assuntos sobre alimentação e saúde nunca estiveram tão em alta quanto atualmente. Visando a redução dos casos de obesidade e...

A proposta já foi aprovada pelo Senado e CDC


Assuntos sobre alimentação e saúde nunca estiveram tão em alta quanto atualmente. Visando a redução dos casos de obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso, tramita entre órgãos federais e estaduais uma proposta que obriga qualquer estabelecimento do setor alimentício – bar, pub, restaurante ou lanchonete – informar o valor calórico dos pratos e alimentos comercializados no cardápio. Além disso, o cardápio deverá informar a presença de glúten e lactose, visto que os dados deverão ser elaborados por um nutricionista inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas.

Alimentos que contribuem com o ganho de peso deverão estar acompanhados da frase “O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco que podem comprometer seu bem-estar e saúde”.

Os estabelecimentos que não possuem cardápios, deverão informar os dados nutricionais através de letreiros ou cartazes. Restaurantes em domicílio deverão entregar essas informações impressas juntamente com o pedido.

O documento já foi aprovado pelo Senado e pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora segue para a comissão de Seguridade Social e Família. Caso seja aprovada, passará vigorar após 180 dias da sua publicação no Diário Oficial da União. 

A punição para os estabelecimentos que não cumprirem a regra vai desde advertência e multa até interdição do local e estão previstas nas leis 6.437/77 e 8.078/90.


A Raffinato conta com produtos específicos para solucionar essa demanda, como o Raffinato Indoor, um software de multimídia para promover a comunicação e a inovação através da mídia digital out of home (Dooh). Com ele, o estabelecimento pode utilizar monitores de LCD para transmitir informações através de vídeos e animações dinâmicas e atraentes, além de produtos e serviços do estabelecimento, a senha para o atendimento aos clientes ou ainda a promoção de parceiros, fornecedores e anunciantes.

Para saber mais basta entrar em contato pelo whatsapp (49) 99178 8354 ou pelo site: http://www.raffinato.inf.br.

Com informações: Infomoney
 

    Veja também

    Raffinato participa do 29º Congresso Nacional da Abrasel22/08/17 A Raffinato Software participou do 29º Congresso Nacional Abrasel, que aconteceu ao lado do Palácio da Alvorada, em Brasília. A convite da Abrasel Santa Catarina, o presidente da Raffinato, Marcio Muxfeldt e o diretor comercial, Elias Tasca, estiveram prestigiando o evento.  Este ano o Congresso trouxe o tema “Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas” e reuniu cerca de 600......
    Como utilizar a curva ABC para gestão de estoque19/04/17Os estoques podem ser uma dor de cabeça ou uma alegria para os empreendedores, tudo depende da sua organização Para se administrar uma empresa, existe um ponto crucial que separam os “bons empreendedores” de “aventureiros”: ter excelência na gestão do controle do fluxo de caixa. Ou seja, gerar caixa positivo no final do mês,......
    Raffinato Softwares tem sistema PAF-ECF homologado14/06/18 A Raffinato teve seu laudo do sistema PAF-ECF (Programas Aplicativos Fiscais Emissores de Cupons Fiscais) 2018 homologado pelo LTS (Laboratório de Testes de Softwares). O LTS é responsável por aplicar testes nos sistemas de software de empresas......

    Voltar para Notícias