Notícias

Postado em 06 de Outubro de 2017 às 17h15

Lei prevê que restaurantes e similares informem a quantidade de calorias em cada prato

Raffinato Sistemas A proposta já foi aprovada pelo Senado e CDC Assuntos sobre alimentação e saúde nunca estiveram tão em alta quanto atualmente. Visando a redução dos casos de obesidade e...

A proposta já foi aprovada pelo Senado e CDC


Assuntos sobre alimentação e saúde nunca estiveram tão em alta quanto atualmente. Visando a redução dos casos de obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso, tramita entre órgãos federais e estaduais uma proposta que obriga qualquer estabelecimento do setor alimentício – bar, pub, restaurante ou lanchonete – informar o valor calórico dos pratos e alimentos comercializados no cardápio. Além disso, o cardápio deverá informar a presença de glúten e lactose, visto que os dados deverão ser elaborados por um nutricionista inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas.

Alimentos que contribuem com o ganho de peso deverão estar acompanhados da frase “O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco que podem comprometer seu bem-estar e saúde”.

Os estabelecimentos que não possuem cardápios, deverão informar os dados nutricionais através de letreiros ou cartazes. Restaurantes em domicílio deverão entregar essas informações impressas juntamente com o pedido.

O documento já foi aprovado pelo Senado e pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora segue para a comissão de Seguridade Social e Família. Caso seja aprovada, passará vigorar após 180 dias da sua publicação no Diário Oficial da União. 

A punição para os estabelecimentos que não cumprirem a regra vai desde advertência e multa até interdição do local e estão previstas nas leis 6.437/77 e 8.078/90.


A Raffinato conta com produtos específicos para solucionar essa demanda, como o Raffinato Indoor, um software de multimídia para promover a comunicação e a inovação através da mídia digital out of home (Dooh). Com ele, o estabelecimento pode utilizar monitores de LCD para transmitir informações através de vídeos e animações dinâmicas e atraentes, além de produtos e serviços do estabelecimento, a senha para o atendimento aos clientes ou ainda a promoção de parceiros, fornecedores e anunciantes.

Para saber mais basta entrar em contato pelo whatsapp (49) 99178 8354 ou pelo site: http://www.raffinato.inf.br.

Com informações: Infomoney
 

    Veja também

    Workshop Beto Carrero World reuniu principais lojistas05/06/17 A Raffinato – Sistemas para Gastronomia e Entretenimento - realizou o workshop “O segredo está na Gestão”, destinado a lojistas do Beto Carrero World. O evento realizou-se no Parque e foi ministrado pelos especialistas Gean Marcos Dombroski Correa e Rômulo Baldissera. A pauta do workshop visou aprimorar conhecimentos sobre boas práticas de gestão,......
    Raffinato Softwares tem sistema PAF-ECF homologado14/06/18 A Raffinato teve seu laudo do sistema PAF-ECF (Programas Aplicativos Fiscais Emissores de Cupons Fiscais) 2018 homologado pelo LTS (Laboratório de Testes de Softwares). O LTS é responsável por aplicar testes nos sistemas de software de empresas......
    Linhas de Crédito para SC01/04/20 Clique no link abaixo e baixe o guia da Fecomércio SC e Sindicatos Afiliados para contenção ao Covid-19...

    Voltar para Notícias